O pesadelo de qualquer pessoa que tem um celular é precisar resgatá-lo de dentro da água. Passou por esse momento e quer saber o que fazer para reduzir os danos? Confira aqui!
Imagine o cenário: você está em plenas férias e resolveu aproveitar um dia de sol na piscina do hotel. Então, pega o celular para tirar uma selfie e registrar o momento. Mas a sua mão está escorregadia e, justo na hora de bater a foto, ele escapa da sua mão e cai na água. Xiii… E agora? Você sabe o que fazer quando o celular cai na água?
Com algumas dicas simples, é possível evitar o pior e trazer o seu aparelho de volta à vida. E, mesmo se não houver mais solução, existem dicas ótimas para consertar o celular sem gastar tanto. Quer saber como? Continue por aqui que a gente te explica!
Seu celular caiu na água? O que fazer imediatamente?
A primeira coisa que você precisa saber a respeito da relação entre aparelhos eletrônicos e líquidos/resíduos é que muitos deles têm índices de Proteção (IPs), que indicam quão resistente é um eletrônico ao contato com água e poeira.
Confira quais são os principais níveis e como eles atuam na proteção do seu celular:
- IP67: aparelhos com essa certificação estão protegidos contra poeira e conseguem ficar submersos em até um metro de água por 30 minutos;
- IP68: essa certificação também garante a proteção contra poeira e o aparelho resiste a um mergulho de até 3 metros de profundidade;
- IPX7: se o seu celular tem essa certificação, ele consegue ficar imerso em até um metro de água por 30 minutos.
Se o seu celular conta com alguma dessas proteções e cai na água, desde que dentro das condições estabelecidas pelos índices, as chances de acontecer algo são pequenas. Caso ele não tenha uma das certificações de proteção — e, mesmo se tiver, a regra é sempre prevenir, viu? —, será preciso agir rapidamente para minimizar os danos.
Aja rapidamente
Se possível, resgate o celular da água imediatamente. Mas atenção: nada de se colocar em risco para salvar o seu aparelho, combinado?
Quando já estiver com ele em mãos, desligue rapidamente para evitar qualquer tipo de curto-circuito que possa prejudicar os componentes eletrônicos. Retire todos os acessórios que ele tiver, ou seja, capinhas, chips, cartão de memória etc.
Faça a secagem do jeito certo
Você provavelmente vai se deparar com dicas do tipo “mergulha no arroz”, mas saiba que essa estratégia, apesar de popular, não vai te ajudar em nada e, talvez, até piore a situação.
Assim como o tecido de uma roupa, o aparelho precisa estar em um ambiente com livre circulação de ar para secar completamente, e essa é a última característica que você vai encontrar em um pote cheio de arroz. Reserve os grãos somente para a culinária!
Fuja também das fontes de calor. Usar o secador de cabelo pode parecer tentador para acelerar o processo, mas o calor em excesso pode danificar componentes internos do celular e trazer ainda mais dor de cabeça.
Mas, afinal, qual o jeito correto de secar? Com delicadeza e paciência! Utilize um pano seco, limpo e macio para secar o exterior e retirar o excesso de água. Depois disso, você pode deixar o aparelho em um lugar seco e com sombra. A partir daí, é só esperar. O ideal é aguardar, no mínimo, 24 horas antes de ligar o celular novamente, mas se notar que ele ainda não secou o suficiente, aumente um pouco o tempo de espera.
O que você não deve, em hipótese alguma, fazer:
- Chacoalhar o celular: além de não ser muito efetivo para retirar a água, você ainda pode espalhar o líquido para outros componentes que não foram atingidos inicialmente;
- Usar compressores de ar: se você já teve contato com esse tipo de ferramenta, sabe como o ar que sai dela é forte. As chances de esse ar causar algum tipo de dano no aparelho são grandes;
- Colocar para carregar antes de secar: aqui o motivo é o mesmo pelo qual você precisa desligar o celular quando ele cai na água. A corrente elétrica que entra no aparelho pelo carregador pode causar um curto-circuito se o aparelho estiver molhado.
Não deu tempo de agir: o que fazer?
Você fez tudo o que podia e, mesmo assim, não foi o suficiente para evitar o pior? Então, agora você precisa encontrar uma assistência técnica para te ajudar a resolver o problema.
Se você tiver um seguro celular, as coisas ficam um pouco mais fáceis. A depender das regras do serviço, você precisará pagar somente a franquia para receber a indenização.
Se não tiver, será preciso fazer um pouco de pesquisa. Peça orçamentos e compare os valores entre cada assistência técnica, considerando também os benefícios (prazo de conclusão do serviço, tempo de garantia, qualidade das peças utilizadas nos reparos etc.). Verifique a reputação da loja para entender qual a opinião de outros clientes sobre o serviço prestado.
Assim, você terá a certeza de que vai contratar um serviço com um bom custo-benefício, de qualidade e confiável.
Como prevenir acidentes futuros?
Se antecipar aos riscos é sempre a melhor forma de evitar problemas. Por isso, vale a pena ter algumas dicas em mente quando for usar o seu celular.
Vai para um lugar com água, como praia ou piscina? Invista em capinhas impermeáveis. Dessa forma, você não deixa de usar o aparelho e reduz as chances de problemas caso aconteça um acidente.
Sempre que possível, mantenha o celular longe de fontes de água. Quando for ao banheiro, por exemplo, lembre-se de retirá-lo do bolso e colocar em cima de uma bancada ou apoio até terminar.
Mas sabemos que imprevistos acontecem com todo mundo. Basta um desvio de atenção, um desequilíbrio ou um pouco de azar para as coisas fugirem do controle. Só que, até mesmo nessas situações, existe uma forma de se prevenir de prejuízos, e se você está atento, percebeu que nós já mencionamos ela por aqui: fazer um seguro celular.
Ah, e o ideal é que seja um bom seguro celular, viu? O da Porto Seguro tem planos e coberturas que protegem o seu aparelho em qualquer situação e lugar (até mesmo em outros países). A vantagem disso? Você pode andar por aí muito mais tranquilo, sabendo que se algo acontecer com o seu celular, a Porto Seguro estará de prontidão para te ajudar!
Confira os planos e coberturas e entenda qual deles combina mais com você:
- Quebra + roubo + furto simples + transações digitais e Pix: este é o plano mais completo, que protege contra danos internos e externos (inclusive queda na água), contra roubo e furto e, até mesmo, contra transações digitais indevidas feitas até 12 horas após roubo ou furto;
- Quebra + roubo + furto simples: este garante proteção contra quebra acidental, danos elétricos, roubo e furto (com ou sem vestígio de crime);
- Quebra + roubo: este é aquele plano essencial, que protege o aparelho contra quebra acidental, danos elétricos e roubo e furto por arrombamento (com vestígios de crime);
- Roubo: protege o seu celular contra roubo e furto por arrombamento (com vestígio de crime).
E não é só proteção que você recebe ao contratar o Seguro Celular! Tem também muitos benefícios para tornar esse cuidado ainda mais completo:
- Indenização em dinheiro para você poder escolher o aparelho que quiser;
- Proteção ativa a partir da contratação do seu seguro — isso aí, zero carência;
- Franquia reduzida para 20% ao ativar a sua localização no App Porto;
- Seguro válido até mesmo fora do Brasil, para que as suas viagens sejam tranquilas;
- Programa PortoPlus, para você acumular pontos e trocar por produtos e serviços de diversas marcas parceiras.
Agora você já sabe tudo sobre o que fazer quando o celular cai na água e está mais do que pronto para lidar com esse problema. Mas, vale reforçar: proteção nunca é demais, e pode salvar o seu bolso! Não deixe de fazer o seu Seguro Celular e respirar aliviado sempre que estiver com o aparelho em mãos.
Por aqui, até a contratação do Seguro Celular é simples! Informe alguns dados sobre você e sobre o seu aparelho — é rapidinho, super fácil e sem burocracia — e, a partir disso, vamos oferecer o plano ideal para você.
Após a escolha do plano, realizamos a vistoria do seu aparelho e encaminhamos para etapa de análise, que acontece de forma rápida. Se aprovado, em até 48 horas você já recebe sua apólice e poderá desfrutar da segurança e de todos os benefícios do seu Seguro do seu Celular!
Se preferir, fale com a Tiguard Corretora e tire todas as suas dúvidas sobre o produto!
Fonte: Blog Porto